Bio

Decididamente, escolhi ser roteirista por indecisão.

Já quis ser escritora, jornalista, bailarina, professora, atriz, cantora, artista circense, diretora, até encontrar uma profissão que me permitisse ser tudo isso.

Gabriella Mancini

começo
Nasci em Belo Horizonte em 1979 e sou roteirista especializada em projetos para o público infantil que dialogam com todas as idades. Me formei em Comunicação Social na UNI-BH, com ênfase em Publicidade, e em roteiro em Cuba, no curso regular da EICTV (Escuela Internacional de Cine y Televisión), onde morei de 2005 a 2007.

sampa
Morei em São Paulo por oito anos, onde trabalhei como roteirista freelancer e, por três anos, como repórter da Folhinha, suplemento infantil da Folha de São Paulo. Também colaborei com o site Mapa do Brincar, viajando o Nordeste pesquisando brincadeiras.

rio
Em 2012 me mudei para o Rio de Janeiro para trabalhar como roteirista e coordenadora de roteiros na Conspiração Filmes, onde por mais de 5 anos desenvolvi projetos de animação e live action para adultos e crianças. Em 2016 nasceu minha filha, e cerca de um ano depois preferi deixar a produtora e trabalhar como freelancer, como sigo até o momento.

crianças
Sempre trabalhei para crianças, seja dando aula de teatro, contando histórias ou como professora de musicalização infantil. Até que uni duas paixões e me especializei em roteiro para o público infantil, embora continue escrevendo para adultos também. Ah, faltou contar que tenho dois filhos, Maitê e Tom, minha inspiração e meus “controles de qualidade” do que escrevo.

temas
Meus projetos autorais são no estilo feel good movie, indie, com humor agridoce e personagens loosers ou fora do lugar. Um avô e um neto que vivem na mesma casa, mas mal conversam, uma filha que tenta se reconectar com o pai por meio da música, dois irmãos que passam a se re-conhecer após a morte do pai, quatro amigos na crise dos 40 que realizam um antigo sonho juntos e dão novo sentido às suas vidas – são algumas das histórias que criei para o cinema, todas abordadas com leveza e humor. Por ter vindo de uma família musical, os projetos que de alguma forma envolvam música também me interessam especialmente. 

prêmios
Ganhei alguns prêmios importantes, como a Bolsa da Fundación Carolina em Madri (2008), além de seleções para o Festival de Havana (2007), Laboratório SESC Novas Histórias (2011), Laboratório Vila Sésamo (2014, TV Cultura) e BR LAB Features (2022).

circulando
Já escrevi para várias produtoras reconhecidas, como Netflix, LC Barreto, Conspiração, Copa Studio, Migdal, A Fábrica (RJ), Alopra (RS), Mandra (GO), Mar Filmes, Gullane e Produtora Teremim (SP) e Ocean (SC). Além de escrever roteiros, também presto consultoria nesta área. 

extras
Adoro dar aulas e por alguns anos fui professora de roteiro no B_Arco Centro Cultural (SP – 2016 a 2022).
Já trabalhei também como repórter do IG Ler (onde fiz resenha de mais de 100 livros infantis) e colaboradora do Blog do Lelê (UOL). E escrevi dois livros para o público infantil: “Na Rua da Aquarela” (2011, ed. Girafinha), esgotado na editora, e “O Pássaro Azul” (2023, editora Estrela Cultura).